sexta-feira, 31 de julho de 2009

O dia que nossos Anjinhos partiram ....

Vou relatar nesse post, para que todos entendam como aconteceu a perda dos meus bebezinhos com 21 semanas e 5 dias de gestação.
Um gravidez saudável, tudo perfeito e tranqüilo até que...
No dia 21/03/2009 percebi um pequeno corrimento marrom, minha obstetra já havia dito que isso poderia acontecer, mas mesmo assim eu e meu marido decidimos ir para a emergência da Clinica São José.
Chegando lá, fomos atendida pela plantonista, que ao me examinar disse que tudo estava bem, o colo do útero fechado e que o que poderia ter acontecido era um veia ter estourado e causado um pequeno sangramento. Nesse dia fizemos também um exame de urina, que não acusou nada.
No dia seguinte ao acordar, fui ao banheiro e vi sangue, me apavorei e mais uma vez meu marido me levou a emergência do mesmo hospital. Outra plantonista me atendeu, também disse que o colo do útero estava fechado, e ligou para a obstetra que decidiu me deixar em observação. A tardezinha a Obstetra Juliana Paola que estava me acompanhando durante a gravidez passou no Hospital ouvi o coraçãozinho do bebês e simplesmente me deu alto sem fazer o ultra-som, pois como a plantonista havia afirmada que o colo do útero estava fechado, ela acho que isso bastaria. E solicitou apenas um ultra-som para o dia seguinte. Fui para casa e fiquei tranqüila, para no dia seguinte medir o colo do útero.
Marcamos para às 14h, durante a manhã toda fiquei em casa conversando com meus bebezinhos, coloquei musiquinha para eles ouvirem de uma centopéia que “herdamos” da priminha Amanda e que a Tia Lê guardou com todo carinho, enfim, estava tudo muito lindo.
Chegamos a clinica no horário, e começamos o exame. Primeiro a “médica” nem sabia que tipo de exame era para ser feito. Disse a ela que precisava medir o colo do útero, e ela introduziu o aparelho e mexia de um lado para outra, (achei super estranho a forma que ela estava fazendo, mas infelizmente fiquei calada), ela mexia e até conseguimos ver o bebê pelo transvaginal, achei que ela como profissional sabia o que estava fazendo.... mas me enganei....
Depois de 5 minutos dela mexendo aquele aparelho de um lado para outro, foi fazer o ultra-som pela barriga, e alguns minutinhos depois, comecei a sentir fortes dores, que a todo momento reclamava para ela, e que apenas me pedia para mudar de posição para ver se aliviava as dores....
Minha barriga dura.... isso era o comentário dela, mesmo assim apertava aquele aparelho para fazer as medidas do bebê.
Não conseguia ficar deitada naquela cadeira de exame...
E depois de 50 minutos sentindo dores, disse a médica: “Acho que estou fazendo “xixi” aqui!!” ...
Ela me disse para levantar e ir até o banheiro... e foi o que fiz.....
E a água escorria pelas minhas pernas....
Foi só assim que ela me disse que era a bolsa que havia rompido.... e me pediu para deitar....
Comecei a chorar desesperadamente....
Chamaram a ambulância e a obstetra, fui para o hospital por volta das 15h10 mais ou menos.
A obstetra que me acompanhava tão preocupada comigo só chegou lá depois de 6 horas.... Acreditam.
Liguei para a Dra. Daniella Castellotti, que não acreditava no que estava ouvindo, disse para tentar me acalmar, que havia sim chances de salvar pelo menos um dos bebês se fizéssemos a cerclagem. E que ela já consegui salvar uma gestação gemelar que a bolsa havia rompido com 14 semanas.
Por volta de 20h mais ou menos a obstetra Juliana Paola passou no quarto disse que ajudar em um parto e que voltava para me ver depois. Passei o telefone da Dra. Daniella para ela ligar, mas o orgulho falou mais alto, e ela simplesmente mentiu que havia ligado e não ligou.
A médica foi para casa dela dormir, e disse que se eu precisasse dela era para chamar.... como sim se eu precisasse dela?.... que a plantonista já sabia do meu quadro.... foi triste demais ....
Depois de 11h em trabalho de parto, só eu e meu marido naquele quarto de hospital meu Felipe nasceu....
E meu marido ligou para plantonista.... e eu gritava para ela salvar meu Otávio, ele não poderia nascer... precisava fazer alguma coisa... E ela não sabia o que fazer, andava de um lado para outro daquele quarto sem ter reação.
E dez minutos depois o Otávio nasceu, também naquele quarto.
E muito triste saber que estamos na “mãos” de profissionais tão despreocupados com a vida.

Já conversei com vários profissionais da medicina inclusive com especialistas em ultra-sonografia, e todos foram categóricos em dizer que o ultra-som foi conduzido de maneira errada, o que provocou contrações e rompimento da bolsa.

Tantos erros competidos...
Destruindo sonhos ....
E ainda conseguir colocar a cabeça no travesseiro e dormir como se nada tivesse acontecido.

Graças a Deus...
Já fiz todos os exames possíveis que comprovaram que não tenho nenhum problema.
O que me deixa mais tranqüila para a próxima gravidez.

Foi uma experiência muito ruim, a pior da minha vida com certeza.
E com isso, apreendi a não confiar mais em qualquer pessoa que se apresenta como médico.


4 comentários:

  1. Que triste amiga, meu nome também é Vanessa e também esperava gemeos, doi meninos o Pedro Henrique e o João Guilherme e também os perdi por negligencia e descaso médico, mas Deus me resgatou do deserto e estou aqui crente no milagre de dEle !! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, muito triste TUDO que vc passou...Meu FILHO nasceu de 28 semanas, com 1.440grs e 40 cm.
    Fui ao hospital fazer uma consulta de rotina com 22 semanas, resultado; 2 cm de dilataçao sem contraçao, fui fazer a cerclagem a bolsa furou..fui transferida de urgencia de helicoptero para outro hospital
    Fquei internada até meu filho nascer, durante a MINHA internaçao, passei por muitos sofrimentos..Infecçao no meu sangue, no liquido a luta foi grande.
    Espero e desejo que vc possa realizar seu sonho de ser MAE.
    Bjs..Marcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    Essas médicas são de são josé dos campos ou de sp?
    Secinha@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vanessa,

    Eu sou de São José e estou grávida. Consegui através de fiv com a dra daniella castellotti. Duas amigas me indicaram dra juliana paola, mas me assustei com seu relato. Você indica qual obstetra aqui em sjc?
    se puder me enviar um email agradeço, sjclopes@Gmail.com

    ResponderExcluir